Kim Jones põe tons neutros e elegância no outono/inverno 2021 da Fendi

]

O estilista Kim Jones apresentou sua primeira coleção feminina de prêt-à-porter para a grife italiana Fendi. Depois de sua estreia na marca, em janeiro, com a Semana de Alta-Costura, o designer inglês deu continuidade à elegância proposta na haute couture em peças prontas para vestir. O desfile digital de outono/inverno 2021 ocorreu durante a Semana de Moda de Milão nessa quarta-feira (24/2). Jones abordou códigos da etiqueta com um novo olhar.

Vem saber o que o estilista aprontou!

Elegância e cores neutras

As musas inspiradoras da coleção são as figuras femininas que ajudaram a moldar o legado da casa. Entre elas, Paola, Anna, Franca, Carla e Alda, filhas dos fundadores da label, Adele e Eduardo Fendi. As irmãs foram as responsáveis por contratar Karl Lagerfeld com diretor criativo da marca, em 1965. Kim Jones se apropriou de fundamentos que permearam os próprios estilos das herdeiras, como os trajes de escritório, mangas de sino e alfaiataria de lã.

De Lagerfeld, o estilista resgatou algumas silhuetas, o sapato de salto arquitetônico Fendi First e o monograma Karligraphy, que aparece no forro de alguns casacos e nas meias-calças. Um dos detalhes mais notáveis do compilado, certamente, são as franjas grossas que adornam casacos de gabardine e pele, com destaque para um modelo de pelugem bem exagerada, com material reciclado. Dentre as peças, de maneira geral, os casacos roubam a cena. No entanto, Jones deixou a logomania exagerada de lado.

A seda dá um toque charmoso e cintilante a vestidos, conjuntos, shorts e longos lenços que adornam os pescoços de algumas modelos. Top croppeds de diferentes tecidos, como lã tricotada, complementam calças, saias e shorts de cintura alta, com mangas longas que caem abaixo dos ombros ou têm punhos alongados. As cores são todas neutras, passeando pelo bege, marrom-claro, cinza, branco e preto. Assim como nas coleções masculinas, exibidas em janeiro, as texturas desempenham um forte papel neste trabalho, especialmente quando aparecem misturadas nos mesmos visuais.

Silvia Venturini Fendi (filha de Anna e atual diretora criativa de acessórios e masculino) e a filha Delfina Delettrez Fendi (diretora criativa de joias) também foram musas e colaboradoras de Jones nesta temporada. “Estou pegando mulheres incríveis e fortes que conheço e com quem trabalho, e estou ouvindo suas necessidades. Há uma utilidade na coleção, explorada de uma forma chique e atemporal”, disse o estilista em comunicado.

Clima do desfile

Conforme a coluna adiantou há algumas semanas, esta Semana de Moda de Milão é majoritariamente digital. Com a Fendi, não foi diferente. A filmagem do desfile teve direção de Alexandre de Betak, com trilha sonora assinada por Michel Gaubert. As modelos cruzaram uma passarela repleta de vitrines em forma de F – referência ao nome da marca –, distribuídas de forma paralela e recheadas com itens decorativos.

Vale destacar, ainda, a presença da modelo capixaba Raynara Negrine no casting. A brasileira chamou atenção ao estrear em uma passarela internacional na última coleção de alta-costura da Chanel.

Uma reflexão importante levantada pelo site Fashionista é a falta de modelos com corpos mais diversificados no desfile, algo que Silvia Venturini Fendi adotou enquanto cuidava temporariamente das coleções femininas, após a morte de Karl Lagerfeld. A herdeira da marca é diretora criativa de acessórios e da linha masculina.

O desfile de womenswear primavera/verão 2021, por exemplo, teve participação das modelos Ashley Graham, Jill Kortleve e Paloma Elsesser, conhecidas por terem corpos mais curvilíneos em relação ao padrão de grande parte das top models. Neste aspecto, a apresentação de Jones deixou a desejar.

Kim Jones

O estilista inglês tem 47 anos e é formado pela escola de artes londrina Central Saint Martins. Desde 2018, é diretor criativo da linha masculina da Dior e, em setembro do ano passado, assumiu o controle artístico de roupas femininas, alta-costura e peles da Fendi. No fim de janeiro deste ano, o designer estreou seu trabalho na grife italiana com dois marcos importantes: sua primeira coleção de haute couture e, ao mesmo tempo, de peças femininas.

Assista ao desfile de outono/inverno 2021 feminino prêt-à-porter da Fendi:

Colaborou Hebert Madeira

Livro “As 29 Poetas Hoje” traz voz explosiva de mulheres que viram no corpo uma luta

]

Precisamos do seu apoio para continuarmos investindo em um jornalismo de excelência e de credibilidade.

Quer saber como? É simples: Desative o AdBlock (bloqueador de anúncios do navegador) e acesse nosso conteúdo!

O que Carrie Bradshaw vestiria em 2021?

]

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO )

O final de Sex And The City foi ao ar há mais de 16 anos, mas a série parece nunca ter saído do zeitgeist - e isso tudo apesar de diversas críticas que o olhar contemporâneo coloca sobre questões que vão de feminismo à diversidade racial.

No entanto, é inegável que um dos grandes legados da série foi o guarda-roupa das personagens. A série alçou a figurinista Patricia Field a uma das mais respeitadas do showbiz e o estilo de Carrie Bradshaw segue influenciando e causando saudades de quem era fã da série.

E enquanto esperamos impacientemente o próximo revival, intitulado “And Just Like That…”, o trailer nos deixou com inúmeras perguntas sobre o que podemos esperar de Carrie Bradshaw, interpretada poe Sarah Jessica Parker, e sua coleção invejável de moda.

Tão memorável quanto Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte, o guarda-roupa icônico da protagonista colocou designers e peças no radar dos fãs e da indústria e foi inspiração para estilistas. Desde seu vestido de jornal Dior até o par de Manolo Blahniks azul cobalto, não poderíamos deixar de nos perguntar: o que Carrie Bradshaw usaria em 2021?

Abaixo, detalhamos os momentos da moda mais icônicos da protagonista e quais tendências seriam equivalente hoje em dia.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução/ HBO/ Getty)

Naquela época: O vestido fúcsia Oscar de la Renta

Hoje: Vestidos statement

Embora seja impossível esquecer a ida de Carrie ao balé com o então namorado Aleksandr Petrovsky, é ainda mais difícil perder de vista o icônico vestido Oscar de la Renta que ela usa na cena. E, claro, essa peça inesquecível não enevelhece, mas a Carrie de hoje poderaia optar por cores mais fortes, silhuetas exageradas e longos que se arrastam pelo chão.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO / Getty)

Naquela época: O casaco de patchwork colorido

Hoje: Xadrez brilhante e ousado

Dado que o mantô de patchwork colorido de Carrie fez com que ela conquistasse o homem dos seus sonhos, Aidan Shaw, não é de se admirar que os fãs esperam que Carrie ressuscite a peça no próximo reboot. Em 2021, a tendência equivalente é a estampa xadrez ultracolorida. Particularmente populares em peças de outerwear, as estampas de xadrez oferecem partes iguais de excentricidade e estilo clássico.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO / Getty)

Naquela época: O look “boa moça” dos anos 1950

Hoje: Silhuetas amplas e sapatos elegantes

Os fãs de Sex And The City certamente se lembrarão da primeira experiência de Carrie em um culto religioso. Naturalmente, ela procura seguir o Sr. Big e sua mãe e não porque ela escolheu descobrir sua fé. Optando por um vestido de verão inspirado nos anos 50 com luvas brancas e um chapéu de palha, imaginamos a versão de hoje em dia com silhueta mais volumosa e bainhas um pouco mais curtas.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO / Getty)

Naquela época: O gentleman feminino

Hoje: Genderless

Se há uma coisa que Carrie Bradshaw sempre fez bem, foi sua abordagem vanguardista de estilos estereotipados. Vestindo um colete masculino, gravata de pescoço e carregando uma caixa de chapéu como uma bolsa de mão, sua abordagem excêntrica do guarda-roupa masculino foi revolucionária para a época. Hoje em dia, o curativo andrógino está na moda. Tamanhos e formas extragrandes, incluindo roupas tradicionalmente masculinas, vieram para ficar.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO / Getty)

Naquela época: O famoso tutu

Hoje: Tule da cabeça aos pés

Se você viu pelo menos um episódio de SATC, então certamente conhece o tutu icônico de Carrie nos créditos iniciais. E embora uma abordagem moderna para seu guarda-roupa seja tão bem-vinda, este é apenas um clássico que não deve ser deixado para trás. Reimaginando o tutu, a versão atual de Giambattista Valli com a saia armada e presa pela cintura.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO / Getty)

Naquela época: O maxibroche de flores

Hoje: Ombros Grandes

Com sua propensão para acessórios máxi, os memoráveis - e enormes - broches de Carrie chegaram a fazer parte do primeiro filme Sex And The City. Mas será que a tendência resistirá ao tempo em 2021? A resposta é provavelmente não. Em vez disso, a Carrie de hoje usaria ombros exagerados para uma abordagem mais atualizada de seu must-have favorito.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO / Getty)

Naquela época: O vestido-camisa improvisado

Hoje: Camisa oversized

Talvez um de seus momentos de moda mais marcantes da série, a escolha de Carrie de transformar uma camisa masculina de botão e um cinto em um vestido improvisado ainda nos deixa perplexas até hoje. Hoje, uma camisa oversized feminina ou um vestido-camisa seriam os equivalentes.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO / Getty)

Naquela época: O vestido ‘jornal’ da Dior

Hoje: Uma ode sutil à estampa de palavra

Um de seus momentos de moda mais falados, lembrados e copiados foi com certeza o vestido de estampa de jornal da Dior. E embora, sim, os tempos tenham mudado, também mudou a vestimenta com palavras escritas. Aparecendo de forma mais sutil em 2021, a Carrie atual pode optar por usar a tendência em quantidades reduzidas, talvez até combinada com alfaiataria simples.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO / Getty)

Naquela época: O vestido “de modelo”

Hoje: Silhueta escultura

Os fãs do show - e Heidi Klum - podem se lembrar do episódio icônico envolvendo Carrie, uma passarela e um certo tropeço que ainda nos dá arrepios até hoje. Outro momento notável do referido episódio foi o vestido floral Dolce & Gabbana de Carrie que nunca chegou à passarela. Memorável por si só, 2021 terá vestidos longos acompanhados por silhuetas estilo estátua e decotes que lembram a própria Estátua da Liberdade.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO / Getty)

Naquela época: O vestido “pelado”

Hoje: O vestido “quase pelado”

Conhecido como o “naked dress”, a roupa quase nua era polêmica mesmo na tela de SATC. Contemplando se ela deveria usar o look em seu primeiro encontro com Mr. Big, a peça arriscada leva o casal a cair em um romance turbulento. Hoje, Carrie talvez optaria por vestidos recortados, sugerindo pequenas partes do corpo sem parecer, bem, “pelada”.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO / Getty)

Naquela época: O casaco de pele vintage

Hoje: Acentos de pele fake

Se a discussão sobre o uso de peles de animais já era acalorada na primeira versão do filme de Sex and the City (lembram-se de quando Samantha recebe um balde de tinta vermelha sobre seu casaco branco na saída de um desfile da NYFW?), hoje, crueldade animal é inaceitável. E ao invés de longos casacos de pele, a Carrie de hoje optaria, talvez, por detalhes de pele fake como em golas e mangas de mantôs.

O que Carrie Bradshaw vestira em 2021? (Foto: Reprodução / HBO / Getty)

Naquela época: O vestido floral do restaurante Boathouse

Hoje: Cottagecore com flores românticas

O restaurante The Boathouse, no Central Park, é um local ideal para recepções de casamento - ou almoços com um ex-namorado. A única incursão de Carrie ao estabelecimento popular acabou com ela, Mr. Big e seu vestido-coquetel floral dos sonhos acabarem no lago. Em 2021, vemos Carrie trocar suas alças finas dos anos 90 e optar por mais looks mais Cottagecore com golas de pradaria e florais mais ornamentados.

Via Marie Claire Australia